Apesar de o Brasil ser sempre lembrado como uma terra de empreendedores, nem todos possuem as características para seguir tal caminho. A prova disso é o número de empresas abertas e fechadas em seguida por inabilidade na gestão. Mas, segundo informações recentes do Sebrae, cerca de 73% das empresas abertas estão conseguindo permanecer assim após os dois primeiros anos de vida. Levando-se em conta que são montados mais de 1 milhão de empreendimentos formais por ano, 270 mil deles ainda morrem no meio do caminho. Estamos diante de números bem significativos para a economia do país, afinal 99% são micro e pequenas empresas, o setor que mais emprega por aqui: de cada 100 vagas, 86 estão nos pequenos negócios.
Mas, será que posso ser um empreendedor? Bom, a pergunta é pertinente, mas não devemos começar com ela, e sim com esta aqui: Será que tenho as características para ser um empreendedor? Ser empreendedor não é apenas ter uma idéia genial, então vejamos quais características são encontradas naqueles que encaram a abertura de um negócio só seu:
- Criatividade;
- Ser organizado e saber trabalhar o planejamento;
- Ter a capacidade de liderar e gerenciar pessoas, começando consigo;
- Saber delegar funções;
- Conhecer o máximo da área em que vai atuar, e gostar dela;
- Assumir alguns riscos;
- Ser curioso a respeito das inovações pertinentes ao seu negócio;
Saber se comunicar bem, em todos os âmbitos: do meio virtual ao verbal.
Sobre o autor: Danilo Amaral é Jornalista com pós-graduações em Gestão e Marketing Político, palestrante nas áreas de automotivação e comunicação pessoal e corporativa.
Veja o original em: http://www.pontomarketing.com/micro-e-pequenas-empresas/empreendedor-sera-que-posso-ser-um/#ixzz1sxuO0IFj
ou nos siga no Twitter: @pontomarketing
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike
Nenhum comentário:
Postar um comentário