terça-feira, 24 de abril de 2012


Apesar de o Brasil ser sempre lembrado como uma terra de empreendedores, nem todos possuem as características para seguir tal caminho. A prova disso é o número de empresas abertas e fechadas em seguida por inabilidade na gestão. Mas, segundo informações recentes do Sebrae, cerca de 73% das empresas abertas estão conseguindo permanecer assim após os dois primeiros anos de vida. Levando-se em conta que são montados mais de 1 milhão de empreendimentos formais por ano, 270 mil deles ainda morrem no meio do caminho. Estamos diante de números bem significativos para a economia do país, afinal 99% são micro e pequenas empresas, o setor que mais emprega por aqui: de cada 100 vagas, 86 estão nos pequenos negócios.
Mas, será que posso ser um empreendedor? Bom, a pergunta é pertinente, mas não devemos começar com ela, e sim com esta aqui: Será que tenho as características para ser um empreendedor? Ser empreendedor não é apenas ter uma idéia genial, então vejamos quais características são encontradas naqueles que encaram a abertura de um negócio só seu:
  • Criatividade;
  • Ser organizado e saber trabalhar o planejamento;
  • Ter a capacidade de liderar e gerenciar pessoas, começando consigo;
  • Saber delegar funções;
  • Conhecer o máximo da área em que vai atuar, e gostar dela;
  • Assumir alguns riscos;
  • Ser curioso a respeito das inovações pertinentes ao seu negócio;
  • Saber se comunicar bem, em todos os âmbitos: do meio virtual ao verbal.
Encaixou-se na maioria das características acima? Se sim ou não, mesmo que não esteja certo de algumas delas saiba que é possível você se preparar através de cursos, leituras, pesquisas, palestras e oficinas. Existe um mundo de oportunidades para quem deseja melhor o seu lado empreendedor.
É bom sempre lembrar que quanto mais você está preparado técnica, mental e espiritualmente para enfrentar o concorrido mercado, mais chance terás de seu negócio estar incluso, ao final de dois, na pesquisa daquelas empresas que sobreviveram – e bem! – aos primeiros anos.
Sobre o autor: Danilo Amaral é Jornalista com pós-graduações em Gestão e Marketing Político, palestrante nas áreas de automotivação e comunicação pessoal e corporativa.


Veja o original em: http://www.pontomarketing.com/micro-e-pequenas-empresas/empreendedor-sera-que-posso-ser-um/#ixzz1sxuO0IFj 
ou nos siga no Twitter: @pontomarketing 
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike

Nenhum comentário:

Postar um comentário